A Importância dos Relacionamentos em Vendas

O meio para qualquer indivíduo crescer, aprender e vender mais é o relacionamento consigo mesmo e com as pessoas ao redor. Porém, nem sempre o crescimento acontece como deveria acontecer, apenas algumas pessoas aprendem como poderiam aprender e apenas alguns indivíduos alavancam as suas vendas através dos relacionamentos.

É possível perceber um relacionamento como uma alavanca para aumentar a qualidade e a quantidade das vendas. No entanto, é possível ser miseravelmente infeliz através dos relacionamentos.

Os relacionamentos podem ser classificados como interpessoais ou intrapessoais.

Relacionamento Interpessoal

Está relacionado à forma como você interage com o outro. É a freqüência social entre as pessoas. Relacionar-se é o meio para você compreender as necessidades e os desejos dos outros. Entretanto, relacionar-se é muito mais que tudo isso. Relacionamento é mágica, encanto, sintonia, empatia e oportunidade de satisfazer uma necessidade e um desejo.

Como disse Tom Hanks certa vez.

A verdade é que nunca vou saber tudo o que há para saber sobre você, assim como você nunca saberá tudo o que há para saber sobre mim. Os humanos são por natureza muito complicados para serem completamente entendidos. Assim, podemos optar por abordar nossos semelhantes com desconfiança ou abordá-los com uma mente aberta, uma pitada de otimismo e muita franqueza.
Tom Hanks

Pergunte-se: Como você tem se relacionado com os seus clientes? Tem feito mágica ou encantado algum deles?

Existe um ponto que é fundamental lembrar. Antes de você se relacionar com outra pessoa você se relaciona consigo mesmo. Não adianta querer ter um bom relacionamento com o outro se você não se entende, não se compreende e não se aceita como é.

Leia Também:  Aprenda a Aprender. Busque Perguntas Em Vez de Respostas

Relacionamento Intrapessoal

É conhecer a si mesmo. É conversar consigo mesmo, aceitar as angústias e aprender a lidar com as emoções. A chave para um bom relacionamento com você mesmo é o auto conhecimento.

É importante olhar-se no espelho e aproximar-se da consciência de como você é. A notícia que eu tenho hoje para lhe dar é: você é o que é, e não o que idealiza ser. Porém, vale a pena compreender que você tem todo o potencial necessário para ser pelo menos um pouco melhor do que já é.

Segundo Krishnamurti, grande filósofo indiano, o ser humano não nasceu para viver sozinho. Ele sempre estará conectado a outros seres humanos.

Ninguém pode viver sem relacionamentos. Você pode se retirar para as montanhas, se tornar um monge, um sannyasi, vagar sozinho pelo deserto, mas você já é conectado a alguém. Você não pode escapar desse fato absoluto. Você não pode existir isoladamente.
Jiddu Krishnamurti

Em qualquer relacionamento interpessoal de qualidade as pessoas permitem criar sintonia com quem elas se identificam, seja pelo tom de voz idêntico, seja por idéias em comum, pela postura corporal, pela roupa, entre outras infinitudes de possibilidades. Entretanto, uma coisa que todos os clientes buscam é serem aceitos, acolhidos e entendidos para satisfazerem uma necessidade e/ou um desejo.

O Ser Humano vem a milhares de anos tentando compreender a si próprio e quando encontra alguém que o compreenda, se abre para um relacionamento com o foco no aprendizado e no desenvolvimento contínuo.

[easy-tweet tweet=”O que um ótimo vendedor precisa saber é que cada cliente é único e busca incessantemente por pessoas que o entenda.” user=”SEmpreendedores” hashtags=”vendas, empreendedorismo” template=”qlite”]

Leia Também:  A Reveladora Jornada Por Sua História De Vida

Conclusão

O cliente é um farejador de oportunidades. Ele caça momentos de felicidade e a suas principais presas são: a segurança, a estima e a auto-realização.

Nunca se esqueça que antes de trabalhar com clientes, você lida com seres humanos carentes de compreensão e que você também é um desses clientes.

Compreenda!