Texto Pronto Para eCommerce

A apresentação de uma nova empresa é algo bastante importante de ser considerado. Afinal, é a partir dali que a marca surge. O problema é que nem sempre é fácil colocar as ideias no papel. Por isso, muitos lojistas optam pelo texto pronto para loja virtual.

Só que acabam não notando que esse não é um bom começo. Afinal, ainda que se tenha ali uma frase que chame a atenção e demonstre carinho, nem sempre o contexto vai representar aquela empresa. Essa falta de autenticidade e exclusividade também gera outros problemas.

O texto de apresentação de uma loja virtual

Texto Pronto Para Loja Virtual Funciona? Antes de Fazer Isso, Leia Esse Artigo!

A gente vai começar falando do que é esse texto que é tão importante. Basicamente, ele tem a missão de apresentar de forma inteligente, rápida e correta o nascimento de um empreendimento, que pode ser uma loja virtual, por exemplo.

Isso porque ter esse tipo de texto faz com que o cliente observe como a empresa é capaz de ter diretrizes para o bom funcionamento. Na prática, isso traz confiança e segurança para quem está do outro lado, o consumidor.

Leia Também:  10 Ações Para Transformar Seu e-Commerce em Um Site de Alta Conversão

De um lado, a teoria é linda. Porém, de outro, não é tão simples de ser executada. Afinal, como criar esse tipo de apresentação sem ter que ficar dependente do texto pronto para loja virtual? A gente vai falar disso nos próximos tópicos, leia com atenção.

Só que antes disso, nós vamos entender o que é preciso ter nesse texto.

A composição do texto de apresentação da loja

Texto Pronto Para Loja Virtual Funciona? Antes de Fazer Isso, Leia Esse Artigo!

É fácil entender esse texto quando a gente compara ele com uma espécie de cartão de visita da loja virtual. Ou seja, esse cartão não pode ser entregue em mãos, como acontecia antes. Porém, ele vai dizer muito sobre a sua empresa.

É comum que o texto seja feito para os novos clientes, que estão conhecendo a sua marca pela primeira vez e ainda não sabem nada sobre você. Mas, também se torna interessante para quem já comprou, porém, querem saber mais sobre a sua história.

Considerando a importância comercial da descrição da loja virtual, leve em conta que o texto vem com informações básicas, como fatos históricos, ano de criação, motivações, objetos, missão e até mesmo o CNPJ com endereço.

Depois, vem a parte da política de privacidade, dúvidas frequentes e troca/devoluções.

Por que o texto pronto para loja virtual não funciona

Texto Pronto Para Loja Virtual Funciona? Antes de Fazer Isso, Leia Esse Artigo!

Recapitulando: nós falamos sobre a importância do texto de apresentação para as novas empresas e também sobre a composição dele. Porém, até aqui pode não ter ficado claro para você porque usar um texto pronto pode ser um verdadeiro tiro no pé. E agora a gente conta!

Sobre

Nessa parte, como é que você vai usar um texto genérico para falar da sua empresa, sendo que cada uma nasce de um jeito diferente? Pode até ser que a sua motivação coincide com a de outro empreendedor, porém, os pontos fortes podem ser outros.

Linguagem

O segundo ponto que deixa muito claro porque o texto pronto não funciona é sobre a linguagem. Só para você entender isso, observe os bancos digitais e os bancos tradicionais. Veja como eles se comunicam com os clientes. É bem diferente, não é?

Autenticidade

E ainda podemos mencionar aquela questão da confiança do consumidor. Você acha que ele vai se sentir seguro em comprar em uma loja virtual que tem um texto igual a de outras lojas? Por isso, textos genéricos são péssimos para promover empresas.

Leia Também:  10 Dicas de Copywriting Para Você Melhorar a Estrutura do Seu Texto e a Comunicação Com Seu Público

Como criar um texto de apresentação de loja virtual

Se você está pensando em criar um texto desse de forma autêntica, isso é ótimo e você já deu o primeiro passo certo. Só que a nossa ideia não é dar exemplos de textos prontos, como você bem sabe. O que queremos é ajudar você a se inspirar para isso.

Então, comece por pensar em tópicos como missão, visão e valores. Além do mais, reconheça a história do empreendimento. Apesar de seguir esse roteiro comum, o que vai diferenciar você das outras marcas é a forma com que você diz sobre tudo isso.

Aliás, política de privacidade, dúvidas frequentes e o campo de trocas/devoluções também fazem parte de um texto de apresentação de uma loja virtual. Mas, obviamente, eles são mais teóricos e, portanto, não vão receber a mesma divulgação.

Ainda assim, saiba que eles são imprescindíveis para toda e qualquer loja virtual. Inclusive, as redes sociais mais famosas do mundo, como Facebook e Instagram, estão “punindo” empresas que vendem online e não possuem tais regras ou políticas.

Inspire-se e crie!

Texto Pronto Para Loja Virtual Funciona? Antes de Fazer Isso, Leia Esse Artigo!

Nessa difícil missão de ser alguém que vai colocar no papel tudo o que a empresa representa, você pode usar de estratégicas que fazem sentido. Isso ajuda demais na hora de conseguir encontrar as melhores palavras e os melhores caminhos.

Mas, de quais estratégias estamos falando? Primeiro, conheça o público, estude a linguagem e tenha em mente que você sempre pode despertar o interesse das pessoas. Depois, use palavras certas para ser conciso e carismática.

A ideia não está muito além de vender, só que fazendo isso através de palavras. Quando se tem o conhecimento do público e da linguagem dele, você consegue chegar a uma versão muito mais plausível de um texto de apresentação que será aceito.

Portanto, não tente inventar a roda, mas saiba como usar ela a seu favor. Lembre-se que textos genéricos tiram toda a credibilidade da marca, assim como falar de um jeito que ninguém vai entender.

Os primeiros passos para criar um texto para a loja virtual

E para terminar esse artigo, vamos deixar aqui algumas dicas que podem ser importantes para quem está começando, mas não sabe muito bem como fazer isso.

Afinal, se já está claro que o texto pronto para loja virtual, então, é hora de arregaçar as mangas e fazer acontecer.

Primeiro, use termos que tenham ligação com o seu produto. Depois, ofereça soluções para os seus clientes e não problemas. Use as informações relevantes e os benefícios dos produtos que você tem no mercado. Descubra a melhor rede social para fazer tudo isso.

Não deixe de cogitar também a contratação de uma agência de e-commerce para lhe ajudar nessa missão!

Ser autêntico é o primeiro passo para que a sua marca tenha credibilidade no mercado.