Investimentos Publicitários nos eSports

Os esportes eletrônicos representam uma grande oportunidade para as marcas e empresas, através dos eSports se pode gerar maior exposição e visibilidade no público-alvo, inclusive este fenômeno se encontrava efervescente antes da aparição da pandemia.

Com o tempo as empresas compreenderam o grande potencial da indústria para chegar ao complexo mercado de consumidores da geração de millennials e centennials. A multitudinária audiência, o auge dos eSports e a grande comunidade que integra jogadores e espectadores fazem da indústria uma das mais procuradas pelas marcas.

A suspensão dos desportos tradicionais no ano passado levou a que os eSports se tornassem a melhor alternativa para muitas empresas, inclusive para aquelas ligadas ao sector de apostas como Betway apostas desportivas, marca patrocinadora dos eSports. Os canais televisivos especializados em desporto dedicaram-se à transmissão de torneios da eSports, o que se traduziu num maior impulso ao sector.

No entanto, a indústria também sofreu os efeitos da crise sanitária ao ter que suspender campeonatos e eventos planejados na agenda. Apesar destas vicissitudes, o formato electrónico digital permitiu à indústria adaptar-se rapidamente às novas mudanças.

Mesmo assim, o setor se deu a conhecer a escala massiva, conseguiu conectar-se com novos usuários que buscavam uma forma de entretenimento inovadora e recebeu solicitações de novos anunciantes. Neste artigo mostramos-lhe as receitas geradas pela indústria eSports através do patrocínio das empresas e da publicidade.

Patrocínios e publicidade em eSports

Os esportes eletrônicos começaram a se destacar no marketing esportivo, segundo um estudo realizado por Insider Intelligence no mercado dos EUA, e a nível mundial, se evidencia um crescimento acelerado.

Os eSports compõem centenas de clubes e ligas que organizam competições e envolvem grandes marcas patrocinadoras como a Betway, entregam prêmios atrativos e dispõem de uma audiência leal. Segundo a analista Statista, a indústria produzirá em 2023 a cifra de US$ 1,5 bilhão.

As receitas publicitárias atingiram 196 milhões de dólares no final de 2020, 12% mais do que em 2019. Para 2021, estima-se um movimento de 225 milhões de dólares em publicidade no mercado norte-americano, ou seja, 15% mais de crescimento.

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O relatório assinala que os números irão aumentar enquanto a indústria continuar a evoluir. No futuro, tornar-se-á um negócio atraente para os patrocinadores e serão empreendidos novos projetos de marketing e publicidade para gerar mais receitas associadas.

Em termos de patrocínios, as principais receitas dos eSports provêm de empresas patrocinadoras. Em 2020, houve uma receita de 584,1 milhões de dólares, um aumento de 7,5% em relação ao ano anterior.

Em direitos de mídia se conseguiram 163,3 milhões de dólares, em custos de editores 108,9 milhões e em marketing e vendas de tickets em eventos presenciais76, 2 milhões de dólares, estes dois últimos itens experimentaram uma queda pela aparição da pandemia.

Todas as divisões relacionadas com a permanência em casa dos utilizadores aumentaram exponencialmente, neste caso as receitas no âmbito digital alcançaram um crescimento de 60, 9% e as de streaming 44,9%.

Obviamente os clubes recebem ganhos pelo patrocínio dos eSports para avançar a nível profissional, por exemplo, x6tence ou G2 Artic mostram em suas camisetas as marcas patrocinadoras e investem para melhorar o desempenho da equipe.