Uuanted

A Uuanted, startup brasileira com foco na compra e venda pela Internet, acaba de ser lançada simultaneamente no Brasil e nos Estados Unidos com um diferencial sobre os demais players existentes no mercado: a plataforma prioriza a iniciativa de quem deseja comprar, e não o contrário. Até o final do ano, a empresa espera bater a marca dos 10 milhões de negócios realizados em terras brasileiras e 40 milhões nos EUA.

“A ideia surgiu porque percebemos que não havia ferramentas que privilegiavam o comprador. Decidimos explorar esta oportunidade, criando uma tecnologia que dê voz àquele que representa o principal foco de todas as empresas: o cliente”, explica Alessandro Eder Glass, sócio fundador da Uuanted.

Segundo ele, a dinâmica da plataforma representa uma opção inédita para o comércio, uma vez que estabelece novas formas de conexão entre vendedores e consumidores. “Nosso objetivo é garantir mais praticidade ao processo, dando voz a quem detém o capital”, diz Glass.

Ele revela que a tecnologia da Uuanted levou um ano para ser totalmente desenvolvida, utilizando a linguagem React Native – a mesma empregada em aplicativos como Facebook, Instagram, UberEATS, Airbnb e Nubank. Pela ferramenta, que já está disponível Play Store e na Apple Store, além da versão Web, o comprador pode criar anúncios detalhados sobre produtos e serviços que desejem comprar ou contratar, o que inclui pontos indispensáveis, desejáveis, aceitáveis ou inaceitáveis. O pagamento pode ser feito dentro da Uuanted, por meio do Paypal.

Para anunciar no aplicativo, não há custos por parte do comprador. Durante o primeiro ano de operação, os vendedores também estão livres de taxas e comissões, mas Glass afirma que a empresa está avaliando os modelos de negócios a serem adotados, a partir do ano que vem. “Nosso interesse hoje é popular a plataforma sem custo para os usuários, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos”, esclarece.

Para crescer, a empresa desenhou uma estratégia de Marketing de Afiliados, tipo de relação comercial na qual outras empresas divulgam os produtos, em troca de uma comissão por cada venda realizada. A ideia é que o programa seja implantado na empresa ainda neste semestre.

A meta da empresa é atingir mais usuários em sua base, no Brasil e nos Estados Unidos, até 2021. “O mercado norte-americano vem se mostrando bem mais maduro em relação ao brasileiro. Esperamos um crescimento mais voluptuoso por lá, já neste primeiro ano de operação”, finaliza.