Cietec capacitará startups em parceria com Samsung e Anprotec

Pelo terceiro ano consecutivo, o Cietec (Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia), entidade gestora da Incubadora de Base Tecnológica da USP/IPEN, é selecionado para ser uma das incubadoras participantes do Programa de Promoção da Economia Criativa, uma parceria entre Samsung, Anprotec e CCEI Daegu (Coréia do Sul) que visa fomentar a cultura do empreendedorismo inovador e incentivar a geração de negócios de alto impacto em território nacional.

“Participar de um programa como esse é muito importante, pois estamos vendo crescer no país uma cultura de inovação, com base na experiência das incubadoras locais, mas também do conhecimento vindo de outros países, como a Coréia, nesse caso”, explica Sérgio Risola, diretor-executivo do Cietec. “Estamos felizes de participar pelo terceiro ano consecutivo da iniciativa e já estamos vendo ótimos resultados nas empresas incubadas em anos anteriores”.

Os Beneficiados pelo Programa

Equipe VRMonkey
Equipe VRMonkey

Nestes três anos de Programa o Cietec já incubou 5 empresas sendo, duas já internas e três delas externas. Entre elas a VR Monkey, que trabalha com jogos eletrônicos e aplicações de realidade virtual em grandes empresas como o Google e o PlayStation VR, participou do primeiro ano do Programa de Promoção da Economia Criativa.

“Com o Programa conseguimos ser mais assertivos na produção e também tivemos a possibilidade de desenvolver um projeto alinhado e focado aos padrões de Creative Design, para assim satisfazer desejos e necessidades de potenciais consumidores. O investimento financeiro para a aceleração que recebemos do Programa da Samsung nos auxiliou muito e por estarmos dentro do Cietec conseguimos, através das mentorias e do direcionamento, estabelecer prazos e alinhar melhor as necessidades organizacionais para completar o sucesso do trabalho”, conta Pedro Matsumura Kayatt, Co-founder da VRMonkey.

Demonstração Stratos360
Stratos360

Já a Stratos360 é uma empresa especializada em realidade virtual, fotos e vídeos em 360 graus – como uma amostra de um passeio. “Ser escolhido entre 300 startups foi uma oportunidade única da qual estamos aproveitando ao máximo! O aporte de capital que nos foi dado, as mentorias que nos foi dada por todos os competentes profissionais, tanto da Samsung quanto do Cietec, a expertise e network do pessoal na incubadora, tudo isso fez muita diferença para o crescimento do projeto. É incrível ver como as portas se abrem quando você fala em nome do Cietec. Somos muito gratos por tudo isso”, comenta Renato Rodrigues Oliveira, Diretor de marketing da Stratos360.

Para participar

Para ingressar na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de São Paulo USP/IPEN – Cietec, as empresas que atuam nas áreas de interesse do Programa devem se inscrever até 20 de agosto pelo portal Anprotec/Samsung. A segunda etapa contemplará a avaliação das propostas por uma banca especializada, formada por Samsung, Anprotec e as incubadoras selecionadas.

A seleção final gratificará até 20 startups com um investimento que pode chegar a R$ 250 mil por empreendimento.  Além disso, as start-ups selecionadas terão à disposição todas as facilidades, tecnologias e laboratórios de pesquisa e desenvolvimento da incubadora, e acesso à treinamentos, assessorias, mentorias, networking e redes de investidores.

Sobre o Programa

O Programa de Promoção da Economia Criativa tem como objetivo estimular e apoiar o desenvolvimento e a aceleração de empreendimentos que tenham base tecnológica e que atuem em áreas de interesse da Samsung.  Por meio da parceria entre Samsung e Anprotec – firmada em 2015 –, a Associação se comprometeu a realizar treinamentos, articular políticas públicas e propagar conhecimento sobre economia criativa para seus associados e empresas inovadoras. A Samsung, por sua vez, atua como facilitadora da relação entre a Anprotec e o CCEI, identificando projetos aptos a participarem do Programa. Em cinco anos, a empresa pretende investir US$ 5 milhões no projeto.

Sobre o Cietec

CoWorking Cietec
Escritório de CoWorking do Cietec

O Cietec, Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia, inaugurado em abril de 1998, tem como missão incentivar o empreendedorismo e a inovação tecnológica, apoiando a criação, fortalecimento e a consolidação de empresas e empreendimentos inovadores de base tecnológica. Em suas unidades de negócio, São Paulo e Mogi das Cruzes, são conduzidos processos de incubação de empresas inovadoras, em diferentes níveis de maturidade. Nesses processos o Cietec oferece serviços de apoio para demandas nas áreas de gestão tecnológica, empresarial e mercadológica, além de infraestrutura física para a instalação e operação dessas empresas. O Cietec possibilita a ampliação do índice de sobrevivência e competitividade das micro e pequenas empresas, oferecendo a excelência de sua infraestrutura, a capacitação do seu recurso humano e a comercialização e busca por investimento, como o investimento-anjo, capital semente e venture capital (capital de risco).