Empreendedores Mais Velhos Ganham Destaque no Empreendedorismo Moderno

Em um determinado momento da vida as pessoas são cobradas a trabalhar mais tempo e é difícil para muitas delas encontrar um emprego. Os empreendedores mais velhos tem aumentado consideravelmente e isto é visto principalmente em economias menos desenvolvidas (como no Brasil, por exemplo), onde há escassez de empregos, diz Donna Kelley, professora de empreendedorismo da Babson College, em Massachusetts.

Uma pesquisa do Global Entrepreneurship Monitor (2015), na qual ela é co-autora, constatou que em países menos desenvolvidos, 17% dos fundadores estavam com idades entre 55 a 64 anos, a mesma proporção entre os jovens de 18 a 24 anos. 21% foram de empreendedores entre 45 a 54 anos.

O empresário de tecnologia Steve Young, lançou seu mais recente apelo para fundos de risco com a idade de 63 anos. O professor em horário parcial de engenharia da informação na Universidade de Cambridge queria apoio para o VocalIQ, uma empresa de inteligência artificial fundada em conjunto por um membro de seu grupo de pesquisa de Cambridge, de 31 anos. A dupla levantou £ 750.000 em junho de 2014 e entregou um rápido retorno sobre o investimento de seus apoiadores em outubro de 2015, quando a empresa foi vendida para a Apple.

Startups e Seus Empreendedores Mais Velhos

Fundadores de Startups são muitas vezes mais velhos, diz o professor Young, porque leva tempo para adquirir conhecimento em áreas como ciência da computação, engenharia mecânica e robótica. No entanto, empreendedores digitais sêniors necessitam de parceiros jovens e cheios de energia, para ajudar a concluir projetos.

O investidor RonJon Nag, que tem apoiado muitas empresas digitais nos EUA e na Europa, concorda: “Os empreendedores mais velhos são suscetíveis de ter cometido mais erros e por isso, são menos propensos a repeti-los.”

Empreendedores experientes cometeram mais erros e por isso, são menos propensos a repeti-los. Click To Tweet

A idade média dos fundadores que ele já apoiou é de 38 anos, mas vários atingem os 50 anos. Os mais velhos tendem a ter mais conexões, diz ele. “O grande sucesso nos negócios é conhecer as pessoas certas e a segmentação do seu produto no lugar certo.”

Contatos no setor têm sido fundamentais para o sucesso do Prof Young. Devido a sua longa carreira docente, ele sabe que as pessoas, principalmente das grandes empresas têm interesse em tecnologia de voz. Ele também tem um bom histórico, a captação de recursos para a VocalIQ foi relativamente fácil, dado o sucesso de seus empreendimentos anteriores: Entropic foi vendida para a Microsoft em 1999 e o Google comprou a Phonetic Arts em 2010. O curioso é que o próprio fundador também investe em suas Startups.

Um problema para os empresários mais velhos é o tempo que eles podem se empenhar e seguir após o negócio ser vendido. Professor Young, trabalhou por dois anos na Microsoft depois de ter adquirido a Entropic, e vai gastar 60% do seu tempo com a Apple, até que ele chegue aos 67 anos. Porém, empreendedores mais velhos têm a vantagem de estar mais próximos dos seus investidores. Veja porquê aqui.

“Com o envelhecimento da população nos países desenvolvidos, o mercado de oportunidades destinado a grupos de faixa etária maior irá crescer, e estes empreendedores estarão em melhor posição para perceber e entender essas oportunidades.”

Dadas as tendências demográficas em direção a longevidade, o Sr. Nag diz que empreendedores digitais sêniors podem ter mais insights sobre as tendências futuras. “Eles vão estar em melhor posição para criar produtos para o envelhecimento da população em rápida expansão”, diz ele.

Prof. Kelley concorda: “Com o envelhecimento da população nos países desenvolvidos, o mercado de oportunidades destinado a grupos de faixa etária maior irá crescer, e estes empreendedores estarão em melhor posição para perceber e entender essas oportunidades.”

Conclusão

É nítido que o posicionamento entre empreendedores e investidores sofreu mutações. Uma Startup é o símbolo de inovação e espírito jovem. Desvendar soluções para os problemas atuais é uma combinação de expertise com renovação.

A grande parte do mercado de empreendedorismo é composta de savoir-faire, sendo assim o tempo de empreender é HOJE!. Leve sua experiência e realize algo para o mercado, aprenda e ensine. Nunca é tarde para empreender!