
Os radares que monitoram as tendências – tanto de trabalho como da economia do futuro – já detectaram um novo vocábulo – trata-se do ‘gig’. É uma mistura de gíria, podendo significar bico, show, free-lance, canja remunerada, apresentação individual. Indicava a disponibilidade de músicos, que a qualquer momento poderiam ser chamados para um ‘gig’.
Só que agora nestes tempos de pernas para o ar – amplia o significado de GIG. Com a reconfiguração do trabalho ganha novos ares.
Hoje é possível se trabalhar: fora do escritório da empresa, fora da estrutura hierárquica e de comando, e fora do vínculo empregatício. Separado ou tudo junto. Ou seja uma experiência cuidadosa (cada coisa de cada vez) ou uma experiência inovadora e radical (tudo junto).
Afinal, O Que É a Economia GIG?
A economia GIG, ou simplesmente GIG, é uma espécie de tarefa autônoma. Uma atuação continuamente free-lance.
GIG é um Uber-Trip Advisor do talento especial (sim, e você será contratado pelo aplicativo). Um jeito novo de seguir uma trilha individual que nutra realização pessoal com especialização e paixão pelo que se faz.
Ou você acredita que a CLT, concebida em 1943 vai sobreviver à próxima década?
Você acredita que a CLT, concebida em 1943 vai sobreviver à próxima década? Click To TweetOu você acredita que o seu diploma vai automaticamente lhe abrir portas, desenrolar tapete vermelho, lhe granjear um trono aveludado, numa mesa de tampo de mármore, com um janelão com vista para a baía da Guanabara?
Pausa – tirem as crianças da sala. Pais acordem! Vocês acham que profissão e carreira, respaldada por um bom ensino superior é fórmula imutável de sucesso? E no papai Noel – é a mesma resposta? Fim da pausa.
Vocês acham que profissão e carreira, respaldada por um bom ensino superior é fórmula imutável de sucesso?
Ou você acredita que conseguirá se manter na rotina repetitiva, enfadonha, chata, opressora, e desumana – agora que o mundo foi descortinado para você via passaporte, algumas viagens, fotos, relatos, vídeos e a porra do canal OFF (desculpe meu francês).
A Economia GIG Veio Para Ficar
Sim é o trabalho no jeito DIY (do it yourself – faça do seu jeito). É a tarefa debaixo de demandas. É sua reputação reconhecida e confirmada nas redes sociais, por ninguém menos e ninguém mais do que seus pares. E nada tem a ver com o velho, agora novo ministério da Educação do senhor Mercadante.
O GIG é pra você agora – ou amanhã – ou talvez, quem sabe depois de amanhã. Mas que a economia GIG vem, pode ter certeza que sim.
Ah! Mais uma coisa: coloque suas barbas de molho.