
Uma das coisas mais difíceis de se vender, são serviços. Como vender o intangível? A seguir, algumas dicas para que você se saia melhor ao vender seu trabalho para outras empresas.
- Os líderes, donos, presidentes, gerentes ou seja quem assina nossos contratos estão cercados de “Zagueiros” que impedem o gol. Saber identificá-los é vital. Bater de frente é desperdício de cliente.
- É necessário para micro-empresas prestadoras de serviços: “Evidências Físicas” para gerar confiança. Explico: um bom site, endereço, escritório, equipe, currículo disponível, um bom folder, um bom cartão de visita, papel carta, pasta, envelope, atendimento telefônico perfeito, carro, note-book, CD de apresentação, tablet, roupa e carteira de clientes com testemunhais e resultados comprováveis. As empresas querem se garantir. Sei que não dá para fazer tudo no início, mas estes itens são avaliados e outros físicos também. Pode ser cruel mas é real. Uma forma de triar.
- As empresas muito conhecidas são as nossas preferidas para mala-direta, telemarketing, visitas, etc. Afinal para nossa futura carteira seria ótimo, não é? Realmente, não é assim, mesmo! Pois ou não precisam da gente ou acham que não precisam e para convencer é brabo. E não adianta ficar gastando selo ou tempo na fila do correio, combustível, etc.
- Muitas empresas, por outro lado, cujo dono é parente de um amigo nosso, ou de um conhecido de outra empresa, ou do pai do teu vizinho, está em dificuldades e precisa de ajuda. E por incrível que pareça não consegue nem pedir pois não dá tempo para eles. Eles estão tentando sobreviver.
- Uma dica, tente encontrar estas empresas, falando para muita gente, exatamente o que vc faz e que está a procura de empresas com este perfil. Muitos têm uma idéia do que você faz, mas não sabem EXATAMENTE o que você faz. Explique, fale, fale, vá contando, se o olho da pessoa não brilhar e mudar de assunto, na outra vez explique de outro jeito. Vc encontrará um jeito de se vender. Há situações que nós mesmos não sabemos qual é o nosso forte. Neste caso, pergunte, ouça quem já trabalhou junto ou os primeiros clientes. Descubra 2 pontos fortes e capriche e conte para muita gente.
- Antes de ir lá, tente descobrir pelo menos o estilo de roupa que usam. Vá no mesmo ritmo. E estude o Site deles ou algo deles. Evite perguntar.
- Bom chegando lá naquela empresa. Fique atento aos detalhes e enquanto espera não fique pensando quanto vai cobrar mas tire aquelas dúvidas com a recepcionista ou o porteiro. Eles sabem e falam tudo. Lembre-se que vc não está na GM, flexibilize, seja humilde, parcele, abaixe o preço, aceite contratos de risco, mas seja diferente e inovador. Fale a língua do cliente.
- Começando o trabalho, dê tudo de si por aquele cliente que acreditou em você e então quando o sucesso chegar, ele vai contar para os outros. O efeito vai se multiplicando.
Demora, demora e muito, mas dá satisfação profissional e constrói um bom alicerce para o futuro quando um dia o telefone tocar.