
Empreender vem se tornando uma atividade mais comum no Brasil. Nos últimos anos, principalmente, pessoas buscam ter o próprio negócio e apostam na criação de startups, empresas emergentes que desenvolvem modelos de negócio que vão desde o foco em determinados produtos e serviços até em inovações cercadas pela incerteza.
Dentro desse contexto, uma maneira de iniciar uma startup é através da abertura de loja virtual. Através da internet é possível desenvolver negócios focando em áreas diferentes, aproveitando-se de nichos específicos ou generalizados.
Um “problema” comum a muitas startups é a falta de tempo e dinheiro para investir. Se você passa por esse aperto e está precisando de ajuda para melhorar o tráfego do seu site, listaremos a seguir alguns hacks de SEO, ou seja, maneiras de tornar mais fácil a elevação do ranking da sua página no Google. Confira!
Para que serve o SEO?
Por falta de conhecimento, muitas pessoas não dão a devida importância ao SEO. Até já podem ter ouvido falar sobre, mas não conseguem dimensionar o quão fundamental essa ferramenta é para os resultados na internet.
SEO (otimização para sites de busca) é o conjunto de técnicas que permitem que uma página da internet seja melhor ranqueada nas buscas dos principais mecanismos da internet, como o Google, por exemplo.
Para uma startup que não dispõe de dinheiro para investir em posts patrocinados, em ferramentas pagas ou até mesmo para a contratação de um profissional que tenha foco nessa área, ter um site otimizado para aparecer nas primeiras páginas de resultados nos sites de buscas é fundamental.
Sabe-se que os usuários de internet não costumam ir muito além da segunda página de buscas no Google, portanto, se o seu site estiver aquém disso, dificilmente será encontrado de forma orgânica.
Dicas de SEO para Startups
Valorizar o SEO é fundamental, isso você já conseguiu enxergar. Mas como se dedicar a ele quando o tempo para fazer isso é escasso? Ou quando os recursos não são suficientes para investir na área? Esse pode ser um grande problema, mas há sim solução.
Há algumas formas de tornar mais simples a otimização das páginas da web para os mecanismos de busca. São os chamados ‘hacks’ de SEO. Aprenda alguns deles a seguir:
Hack #1: Incentive comentários e avaliações
Uma das melhores formas de subir no ranking do Google é conseguindo com que o site seja relevante. E como chegar a isso? Através de engajamento orgânico. Comentários e avaliações dos usuários contribuem para isso. Um usuário que percebe uma aba de comentários movimentada se sentirá motivado a comentar também. E quem ganha com isso é o site. Estimule seus leitores a sempre deixar um comentário.
Hack #2: Tenha um blog
Não pense apenas em vender produtos ou serviços, forneça conteúdo. E a melhor forma de fazer isso é criar um blog dentro do site da sua startup. Através dos blog posts você pode usar palavras-chave para facilitar a chegada dos usuários através de buscas no Google, por exemplo.
Hack #3: Lide com assuntos em alta
Temas de grande repercussão são a porta de entrada para usuários em muitos grandes sites e blogs. Fique atento ao que está sendo falado na mídia, o que está dentre os assuntos mais comentados nas redes sociais e aproveite para sempre relacionar com o seu conteúdo.
Hack #4: Fique de olho em quem está fazendo sucesso
Acesse sites de outras startups e de empresas de sucesso para observar o que elas estão fazendo na internet. Pegue as ideias, adapte e aprimore de maneira que melhor servir às suas necessidades.
Conclusão
Não há nenhum problema em usar os hacks listados acima. Por mais que a palavra hack possa remeter a hacker, não estamos lidando com nenhum crime virtual por aqui. São apenas algumas atividades ou métodos que ajudarão a melhorar mais rapidamente o SEO do seu site.
Você já usou hacks de SEO? Quais funcionaram e quais deram errado? Deixe nos comentários a sua opinião sobre o assunto!