Programa PIPE

O Cietec (Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia), em parceria com o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), realizará uma palestra para incentivar e facilitar a participação de pequenos empresários no programa de Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE), da Fapesp.

O evento acontece no dia 25 de agosto, ás 14h30, e vai apresentar os benefícios de participar do programa de fomento, como estruturar uma ideia, criar um bom projeto conteúdo tecnológico e vai mostrar ainda a experiência de empresas incubadas apoiadas pelo PIPE.

O Cietec, com a sua larga experiência no apoio à participação de empresas no Programa PIPE, oferece consultorias de apoio para cada caso específico, corrigindo as rotas e buscando o melhor alinhamento com as demandas do projeto. Além disso, com o apoio do IPT, e seu centro de excelência multidisciplinar que abrange várias áreas de conhecimento tecnológico, disponibiliza seus laboratórios de ensaios técnicos e de qualidade para lapidar os aspectos técnicos do projeto, visando um melhor aproveitamento. “A sinergia das competências de apoio ao empresário é enorme e, com a nossa união, podemos oferecer ao público interessado a possibilidade de acesso a excelência tanto do lado tecnológico, quando do lado do mercado e gestão de MPEs”, comenta Isac Wajc, coordenador de fomento do Cietec.

Para Caio César Spíndola de Oliveira, pesquisador do IPT, essa união é muito importante para que os empresários possam desenvolver suas iniciativas de forma mais segura. ”Trabalhando juntos conseguimos oferecer uma base mais sólida para os empreendedores e, como falamos a mesma língua temos mais chance de ajudar no sucesso ao PIPE”.

Um ciclo completo de inovação, que vai da pesquisa até a entrada no mercado, seja ele produto ou serviço, pede uma atenção especial para que a proposta tenha um respaldo técnico válido e para que os prazos sejam cumpridos. Nesse sentido, estar incubado pode ajudar a tornar esse processo menos doloroso.

“As empresas da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica USP/Ipen – Cietec são parte de um verdadeiro ecossistema de inovação. Além da troca de experiências entre si, contam com o apoio do Cietec, que incentiva pontes com o mercado, na comercialização e no relacionamento com médias e grandes empresas, investidores e demais oportunidades de fomento disponíveis no país”, conclui Isac.

O evento é aberto mas possui vagas limitadas. Se inscreva no portal do Cietec e garanta a sua participação.

Confira a programação completa do evento:

14:30 – Apresentação PIPE/Fapesp: Como acessar essa oportunidade para o empreendedorismo de base tecnológica
15:00 – Estruturando o conteúdo tecnológico para um Projeto PIPE
15:30 – Cietec: Uma experiência na incubação e apoio às empresas do Programa PIPE
16:00 – Perguntas
17:00 – Encerramento

Serviço

Cietec e IPT no apoio de empresas no programa PIPE, da Fapesp
Local: Av. Prof. Almeida Prado, 532 – Prédio 31 – Butantã
Horário: Das 14h ás 17h.
Inscrição: Agenda CIETEC